GESTÃO
DE RESÍDUOS
GESTÃO
DE RESÍDUOS
Compostagem
Processo de valorização de resíduos orgânicos que conduz à produção de um composto natural, sendo utilizado como fertilizante e/ou corretivo orgânico. Este, quando ocorre na presença de oxigénio, é designado por processo biológico aeróbio, sendo promovida a decomposição da fração orgânica dos resíduos, da qual resulta a formação do composto, material estável, semelhante ao húmus.
No CIVO, é produzido o Nutrifolium®, que é um composto submetido a técnicas rigorosas de controlo. Na seleção dos materiais, são atestadas todas as caraterísticas e quantidades a incluir na mistura, sendo cada lote submetido a análises e criteriosamente controlado, desde a fase latente até à fase de maturação, garantindo, assim, a sua qualidade.
Valorização Agrícola
Desde o início da sua atividade que a Ambitrevo tem demonstrado clara preocupação em antecipar e dar cumprimento à legislação aplicável, no intuito de salvaguardar a saúde pública e o ambiente. Com este objetivo, e ao abrigo do atual regime jurídico aplicável à utilização agrícola de lamas de depuração, de acordo com o Decreto-Lei n.º 276/2009, de 2 de outubro, esta destacou-se no mercado nacional por deter vários Planos de Gestão de Lamas (PGL), aprovados para várias zonas do país.
A Ambitrevo dispõe também de técnicos acreditados, com formação superior nas áreas do Ambiente e Agronomia, que asseguram o cumprimento da legislação aplicável, no que respeita à aplicação de lamas em solos agrícolas e florestais. Estes são responsáveis pelo controlo da qualidade das lamas e dos solos, prestando um apoio permanente e contínuo ao agricultor.
A Ambitrevo tem desenvolvido a sua atividade no estrito cumprimento da legislação aplicável, que estabelece o regime jurídico da utilização agrícola das lamas de depuração. Também o Código das Boas Práticas Agrícolas constitui uma das principais referências da atividade da empresa.